5 razões para ensinar programação de jogos para o seu filho

Programação para crianças já é considerado essencial por vários especialistas. A habilidade de criar jogos, programas e aplicativos não só é um grande diferencial competitivo no Mercado de trabalho, mas também estimula a criatividade, raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas.

Em vários países do mundo o ensino da programação nas escolas já é um realidade e tem se expandido cada vez mais. No Reino Unido, desde 2014 todas as escolas são obrigadas a ensinar linguagem de computação para alunos a partir dos cinco anos.

Todos deveriam aprender como programar um computador… porque ensina você como pensar.

Steve Jobs, Fundador da Apple



Mas será que aprender linguagem de programação não é difícil para uma criança de 5 anos?

A professora e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Psicologia e Informática – NPPI da PUC de São Paulo, Andrea Jotta, tem um recado importante e inusitado para os pais que pretendem colocar os filhos em cursos de programação:

É natural que as crianças queiram aprender programação. Para os adultos tudo nesse universo de programação e tecnologia pode parecer difícil e fora do comum, mas para as crianças é muito normal, e geralmente mais fácil entender como a programação funciona.

Andrea Jotta, NPPI da PUC de São Paulo

Aprender a programar é natural, mais fácil e pode ser divertido quando associado ao mundo de Games, que as crianças e adolescentes adoram. Seu filho não precisa ser um gênio ou um “nerd”.


A importância de aprender a programar para crianças e adolescentes

Existem muitas boas razões para ensinar seu filho o desenvolvimento de jogos e o game design, sendo ele um gênio ou não, e é crucial que primeiro os pais saibam a importância de aprender a programar, para que possam despertar em seus filhos o interesse na programação para crianças.

Com o acesso tecnológico que temos hoje no dia a dia, alguns especialistas em tecnologia e engenharia, além de educadores, pensam que a programação deveria ser ensinada já na escola, como uma forma de compreender as tecnologias que usamos e contextualizar a teoria aprendida em outras matérias.

A programação vem, aos poucos, se tornando tão importante quanto era, e ainda é, o estudo de uma segunda língua. Em vários países as escolas públicas do ensino fundamental já ensinam as crianças a programar. Na Inglaterra, por exemplo, a programação já está incluída no currículo nacional e nos Estados Unidos, mais de 40% das escolas ensinam programação, tendo como meta do governo dobrar esse número nos próximos anos. Segundo a pesquisa divulgada pela Gallup (2015) – e patrocinada pelo Google – mais de 90% dos pais americanos desejam que o curso de programação seja adicionado ao currículo escolar de seus filhos.



Listamos de forma mais claro 5 benefícios de aprender a programar para crianças e adolescentes:

É a fase ideal para o aprendizado

Para um adulto, aprender a programar pode ser algo mais complicado, mas assim como para as crianças é muito mais fácil aprender um novo idioma, o mesmo acontece com a programação e o desenvolvimento de jogos.

As crianças estão em fase de desenvolvimento social e psicológico, e isso não somente ajuda no aprendizado da programação, como também a própria programação auxilia esse desenvolvimento, pois elas desenvolvem a capacidade de transformar os desafios lógicos que existem na programação em um aprendizado que elas utilizarão também nos problemas do dia a dia.

“Saber programar um computador hoje é tão básico quanto saber ler, escrever e fazer contas e deve ser ensinado em todas as escolas”

Barack Obama – Ex-Presidente dos Estados Unidos da America.



Traz uma melhor compreensão do mundo atual

O desenvolvimento de jogos ou a programação para crianças, faz com que elas possam entender melhor o mundo à sua volta. No mundo atual, onde existe o uso constante de diversas tecnologias que se tornaram tão comuns, como computadores, smartphones, laptops, redes sociais e jogos diversos, a grande maioria das pessoas apenas se utilizam dessas tecnologias, sem saber como elas funcionam.

Um dos benefícios de aprender a programar, é que isso pode mudar a forma com que interagimos com essas tecnologias, abrindo assim novas possibilidades de entendimento e criação.


Estimula a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade para resolver problemas

A programação está ligada a outras disciplinas ensinadas na escola, como a matemática, a química e a física. Ela ajuda as crianças a colocar em prática o que aprendem em teoria nessas matérias, bem como em outras, diversificando as formas de aprendizado e estimulando assim a criatividade e a capacidade das crianças de lidarem com os problemas.

Um programador precisa entender como uma máquina funciona, como ela lê os códigos, para que possa estruturar essa linguagem de forma clara e precisa, para que a máquina possa entender as ordens dadas. Esse exercício ajuda a desenvolver habilidades que tornam as crianças mais capazes de utilizar a criatividade e a resolver problemas.

Aprender lógica de programação envolve compreender um problema, buscar soluções, testar e escolher a melhor opção. Ainda que a criança não consiga reproduzir um algoritmo complexo, consegue desenvolver os passos para a solução do problema. Ela aprende competências para resolver problemas através da programação.


Desenvolvimento de outras habilidades cruciais, ajudando em matérias escolares.

Outras habilidades e competências fundamentais que a programação para crianças vai ajudar a desenvolver, são as habilidades e competências artísticas, matemáticas, a autonomia, a iniciativa pessoal, a habilidade de trabalhar em grupo, já que o desenvolvimento de jogos, por exemplo, geralmente envolve um trabalho multidisciplinar em equipe, além de muitas outras que poderão ser estimuladas em uma criança, aprendendo programação.


Estudar passa a ser divertido quando a programação é voltada para o desenvolvimento de jogos.

Mesmo quando você está convencido de que é importante o seu filho estudar um determinado assunto, pode ser difícil fazer ele se interessar pelo tema e se dedicar aos estudos, mas com a programação isso pode ser diferente.

Aprender programação através da criação de jogos faz com que todo o aprendizado seja mais natural e divertido.

Não apenas compre um novo videogame, desenvolva um. Não apenas faça o download de um aplicativo, ajude a desenvolvê-lo. Não apenas jogue no seu celular, programe

Barack Obama – Ex-Presidente dos Estados Unidos da America



No Universo Profissional ensinamos crianças e adolescentes a programar através do desenvolvimento de jogos.

No Curso de Game Design, eles aprendem tudo sobre design de games, mecânica para jogos, animação e implementação em uma engine. Ao final do curso ele tem ao menos quatro games finalizados. As aulas são todas empolgantes e práticas, sempre em laboratório com um computador por aluno. A cada aula você produz um pedaço do seu próprio jogo.

  • Turma de Games para Crianças e Adolescentes
  • Turma de Games para Crianças e Adolescentes
  • Turma de Games para Crianças e Adolescentes
  • Turma de Games para Crianças e Adolescentes
  • Turma de Games para Crianças e Adolescentes
  • Turma de Games para Crianças e Adolescentes
  • Turma de Games para Crianças e Adolescentes
  • Turma de Games para Crianças e Adolescentes


Vantagem competitiva no mercado de trabalho

O conhecimento de uma habilidade que outros não possuem fornecem uma vantagem competitiva nas universidades e no mercado de trabalho, despertando um maior interesse nas instituições pelo seu currículo. A programação ainda é uma habilidade incomum, ainda que venha aos poucos ganhando espaço e se tornando uma habilidade fundamental para o mercado de trabalho no futuro.

Atualmente, existe uma escassez de profissionais das áreas de programação, e aprender a programar poderá ser um bom investimento para o futuro de seu filho.

Eu tinha 13 anos quando tive acesso pela primeira vez a um computador… Eu criei o meu próprio Jogo da velha.

Bill Gates, Fundador da Microsoft.



5 Aplicativos e ferramentas para ensinar programação para crianças

• Scratch: O Scratch foi desenvolvido no MIT – Massachusetts Institute of Technology, e tem por objetivo levar crianças entre 8 e 16 anos a se interessarem pela programação, permitindo que elas criem jogos, histórias interativas e animações. Possui também uma área dedicada aos educadores que queiram introduzir a programação para crianças em suas aulas.

• Code Combat: O Code Combat é um RPG que também ensina os conceitos básicos de programação para crianças. O jogo apresenta desafios de programação que devem ser vencidos para que os níveis seguintes sejam desbloqueados.

• Tynker: O Tynker é um pacote de jogos intuitivos que auxiliam as crianças a aprenderem o básico de programação, permitindo às crianças a criação de jogos e aplicativos. Ele possui uma seção para que os Pais possam entender melhor como iniciar as atividades do aprendizado de programação com os seus filhos.

• Hopscotch: O Hopscotch é um aplicativo para o iPad que ajuda as crianças a criarem jogos simples e pixel art, aprendendo a programar enquanto brincam com alguns jogos e assistem vídeos. As crianças podem pedir ajuda à comunidade integrada ao app.

• Swift Playgrounds: O Swift Playground é outro app para iOS, e é criado pela própria Apple, onde as crianças aprendem programação para que possam controlar o personagem desde o comando mais simples, para mover o personagem para frente.


Minecraft Educacional e Code.org

Você já ouviu falar de Minecraft? É possível que seu filho, ou o filho de um amigo, passe muitas horas do dia nesse jogo. Mas o que é isso afinal, e como pode desempenhar um papel no ensino de programação para crianças?

Minecraft é um jogo criado em 2011, baseado nos blocos de Lego, onde tudo, desde os personagens ao ambiente ao seu redor, são construídos por esses blocos. O jogo apostou na simplicidade e fez tanto sucesso, que vendeu mais de um milhão de cópias apenas no primeiro dia de vendas. Nele, o personagem do jogador inicia em um mundo aleatório, e deve minerar em busca de elementos que serão usados na construção de casas, ferramentas, armas, e tudo o mais que possa existir nesse mundo.

Já a Code.org é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo aumentar o alcance do ensino de programação em todo o mundo. Em parceria com a Microsoft e com a Mojang, empresa criadora do Minecraft, eles lançaram, para estudantes e educadores, um tutorial de programação baseado no mundo de Minecraft, que já conta com mais de 100 milhões de jogadores pelo mundo todo.

O sucesso foi tamanho, que a Mojang lançou o MinecraftEDU, uma versão educacional do jogo que custa metade do preço, tendo sido desenvolvida pensando em sua utilidade para as escolas.



Conclusão. Programado crianças para programar

Todos já sabem, atualmente, que colocar seu filho em uma escola de idiomas desde cedo vai ajudá-lo a aprender esse novo idioma de forma muito mais rápida e fácil. A programação para crianças, incluindo o desenvolvimento de jogos, vem se tornando uma maneira de estimular o raciocínio lógico e a criatividade nas crianças, entre inúmeras outras habilidades, que o ensino de um segundo idioma não pode proporcionar.

Não deixando é claro de ignorar o crescimento incrível que o mercado de games tem no Brasil. Hoje, já somos um dos maiores mercados do mundo.

Por isso, em breve veremos, como já começou a acontecer em algumas partes do mundo, a importância de aprender a programar muito melhor difundida, e o ensino da programação como uma ferramenta fundamental na educação infantil aqui no Brasil.

E você, já tem seu filho em uma escola de programação, ou você ensina ou pretende ensiná-lo com as ferramentas para isso que existem na web? Diga para gente o que você acha dessa nova ideia na educação, e se você ensinaria ou não programação para o seu filho.



Faça uma aula gratuita do curso de Game Design

Compartilhe:

Não vá embora sem o seu desconto!

Cadastrando-se você ganha até 50% de desconto em todos os nossos treinamentos! Faça também uma aula experimental gratuita.

Levamos sua privacidade a sério. Suas informações não serão compartilhadas com outras pessoas.

//]]>