As game engines, ou motores de jogo, são ferramentas poderosas utilizadas no mercado de jogos, tanto por produtoras conceituadas, quanto por desenvolvedores independentes. Elas agilizam e simplificam a vida do designer de games, com interfaces e comandos intuitivos que economizam o tempo que antes era gasto escrevendo linhas de código.
Alguns desses motores de jogos podem até ser utilizados por aqueles que nem mesmo possuem um conhecimento básico de programação, pois, em alguns casos, é possível desenvolver um pequeno projeto sem ligar diretamente com os códigos. Cada um deles possuem recursos e usos que vão delimitar que tipos de jogos se pode criar com eles e em que plataformas esses jogos poderão ser jogados.
Hoje em dia, existe uma série de game engines disponíveis no mercado, que são utilizadas para o desenvolvimento dos mais diversos tipos de jogos, que podem ser rodados em inúmeras plataformas diferentes. No entanto, é necessário saber que tipo de jogo você pretende criar, com que recursos e para que plataformas, antes de escolher uma game engine.
Não se afobe. Escolher a Game Engine certa pode ser desafiador.
Antes mesmo de saber que tipo de jogo você quer criar, é importante saber em que plataforma ele será jogado. Ainda que certos jogos tenham uma maior aceitação em determinada plataforma, não adianta criar um jogo para Playstation se você não possui os recursos para colocá-lo à venda, considerando que os consoles possuem um licenciamento bem salgado. Mesmo sendo um jogo somente para o seu uso, se você possui um iPhone, não deveria criar um jogo para Android, enfim, é importante determinar onde o seu jogo será jogado, e então quais engines exportam para essa plataforma.
A seguir listaremos as plataformas mais utilizadas para jogos, e quais engines abordadas no artigo possuem a função de exportar para as mesmas os jogos criados nelas.
• Unity
• Unreal Engine
• Construct 2
• GameMaker: Studio
• RPG Maker (para Mac OS somente a versão MV)
• Unreal Engine
• GameMaker: Studio
• Unity
• Unreal Engine (somente Android)
• Construct 2
• GameMaker: Studio
• RPG Maker (somente a versão MV)
• Unity
• Unreal Engine
• Unity
• Unreal Engine
• Construct 2
É bem provável que você opte por desenvolver o seu primeiro jogo apenas com gráficos em 2D, por ser obviamente mais fácil de lidar com eles. Determinados estilos de jogo, no entanto, funcionam quase exclusivamente com gráficos em 3D, como os jogos de tiro em primeira pessoa, ou FPS (first person shooter).
Apesar dos famosos jogos AAA (é uma classificação utilizada no mercado para jogos com os maiores orçamentos e níveis de promoção), as grandes produções dos maiores estúdios, serem desenvolvidos quase exclusivamente em 3D, ou ao menos possuírem recursos em 3D, não é apenas esse tipo de jogo que faz sucesso hoje em dia. Não somente em plataformas móveis, mas também muitos jogos em 2D para computadores e consoles vem fazendo um enorme sucesso nos últimos anos, mas especificamente quando excelentes jogos indie começaram a ser lançados e ser sucesso tanto de crítica quanto de público. Hoje em dia, lançar um jogo com ar retro pode ser uma grande investida.
A seguir, quais das engines abordadas aqui podem desenvolver jogos em 2D ou 3D:
Fique atento. Algumas Game Engines só trabalham com 3D e outras apenas com 2D.
• Unity
• Construct 2
• GameMaker: Studio
• RPG Maker
• Unity
• Unreal Engine
Uma ferramenta que permite a criação de jogos sem saber nada, ou quase nada de programação, certamente tem um preço, certo? Nem sempre. Ainda que as versões com todas as funções das engines tenham sim um valor mensal ou por versão, muitas delas possuem versões gratuitas, que são as ideais para quem está começando, quer testar as engines e a possibilidade de desenvolver um jogo.
• A Unity na versão Plus custa 32 Euros por mês, para cada computador em que ela é utilizada.
• Versão free: A versão Personal já possui bastante recursos e pode ser utilizada comercialmente.
• A Unreal é totalmente gratuita. Só é necessário um cadastro para baixar a última versão. Há uma cobrança de 5% em royalty caso você decida vender o seu jogo.
• A versão Personal do Construct 2 custa em torno de 350 dólares, uma única vez.
• Versão free do Contruct 2: Existe uma versão gratuita, com menos recursos.
• O GameMaker possui uma versão trial e diversas outras versões, cada uma para a exportação para certas plataformas.
• O RPG Maker também possui diversas versões para download, com trial para todas elas.
Através da Steam, você pode fazer o download da versão free ou comprar a Construct 2, o GameMaker: Studio e todas as versões do RPG Maker em Reais.
Essas primeiras informações que demos podem não ser ainda o suficiente para que você escolha a sua game engine. Talvez seja necessário você testar aquelas com as quais você percebeu ser possível desenvolver seu primeiro jogo através desse artigo. A Construct 2 é bastante intuitiva, fácil de usar para iniciantes, e além disso a sua versão gratuita já possui suficientes recursos para começar, pode ser uma boa pedida. Você pode conhecer ela melhor no nosso guia para iniciantes em Contruct 2.
E porque não listar alguns jogos criados com cada uma delas, para quem sabe inspirar a sua decisão?
Assassin’s Creed: Identity, Cities Skylines, Kerbal Space Program, Lara Croft: Relic Run
O jogo da série do Assassin’s Creed foi criado com a Unity.
The Dark Knight Rises, Bioshock Infinite, Borderlands
Jogo do Batman, The Dark Knight Rises foi desenvolvido com Unreal.
Mortar Melon, CoinOp Story
Mortar Melon é um fruit shooter criado com Construct 2 para Wii U e Xbox One.
Out The Somewhere, Gunpoint, Battleships Forever
Um jogo de quebra-cabeça furtivo desenvolvido com o GameMaker Studio.
To The Moon, Labyronia, Professor McLogic Saves The Day
Labyronia é um RPG inspirado por Chrono Trigger, Final Fantasy VI e a série Dragon Quest.
Você já desenvolveu algum game utilizando um motor de jogos? Usou alguma que não listamos? Então conte sua experiência para a gente! E para você que ainda está escolhendo a sua game engine para desenvolver seu primeiro jogo, qual pretende utilizar?