Unity – Guia Completo para Iniciantes na Game Engine

Tudo o que você precisa saber para começar a desenvolver jogos em uma das Game Engines mais famosas do mercado.

Antes de começarmos, se você ainda não sabe o que é um Game Engine, leia o nosso artigo “O que são as Game Engines ou Motores de Jogos?“. As game engines eram até pouco tempo de uso quase exclusivo de grandes estúdios. Para que eles pudessem aproveitar parte do trabalho realizado em um jogo, quando fossem desenvolver o jogo seguinte, ao invés de digitar códigos iguais ou bem parecidos, eles passaram a investir na criação dessas engines para criar os jogos, que apesar de demandarem um bom tempo e dinheiro para serem finalizadas, o investimento compensava com o passar do tempo.

Alguns desses estúdios começaram a licenciar suas engines para outros estúdios utilizarem na criação de seus jogos, e mais tarde algumas delas passaram a ser oferecidas para o público em geral, e existem atualmente os motores de jogos que já foram feitos com esse propósito em mente. É assim que hoje qualquer um que tenha o interesse em desenvolver um jogo, mesmo trabalhando sozinho, poderá escolher uma dessas engines disponíveis, e de maneira relativamente fácil, alcançar esse objetivo. Nós escrevemos um artigo falando sobre algumas das principais Game Engines disponíveis no mercado, como Unreal, Construct 2 e a Unity.

Mas porque você deve aprender sobre a Unity?

Um desses motores de jogos disponíveis para o público é a Unity, e ele não é apenas mais um nesse mercado, pois a Unity é a game engine mais popular atualmente (artigo em inglês), com 45% de todo o mercado, e os jogos feitos com ela possuem mais de 5 bilhões de downloads no total, até o final de 2016. E apesar da Unity não ser uma das mais simples de usar, ela possui uma interface bem intuitiva, além de inúmeros tutoriais e vídeos explicativos, que ensinam até mesmo a programar.

34% dos 1000 maiores jogos móveis grátis são feitos com Unity

Gráfico:34% dos 1000 maiores jogos móveis grátis são Made with Unity

Fonte: SourceDNA, 1º trimestre de 2016

Aqui neste artigo daremos uma visão geral do que é, e o que pode ser feito com a Unity, para os iniciantes em desenvolvimento de jogos que estão escolhendo a sua primeira game engine ou buscam entender melhor a respeito do que a Unity oferece.

O que é a Unity?

A Unity é a game engine mais utilizada atualmente, tanto por desenvolvedores independentes como por estúdios. Ela permite, assim como outros motores de jogos disponíveis no mercado atualmente, o desenvolvimento de jogos sem o conhecimento de programação que anteriormente era necessário. Com ela, objetos, ações e comportamentos previamente programados, ficam à disposição do designer de games através de simples comandos de mouse.

E sabe qual a melhor parte?

Ainda para os iniciantes, a Unity Technologies, desenvolvedora e distribuidora da engine, disponibiliza uma boa quantidade de tutoriais e vídeos, para ajudá-los tanto a conhecer e aprender a utilizar suas ferramentas, como para até mesmo aprender a programar. Além disso, a Unity possui uma enorme comunidade, onde se pode encontrar muitos componentes pré-programados, muita informação e muita ajuda na resolução de problemas.

Interface da Game Engine Unity 3D

Interface da Game Engine Unity 3D

Os jogos feitos com a Unity 2D e Unity 3D podem ser exportados, e jogados, em uma quantidade de plataformas que não está disponível nas outras engines populares de mercado, e elas incluem Windows, Mac Os, Linux, Android, iOS, Playstation, Xbox, Wii U, 3DS, além de plataformas de realidade virtual, entre muitas outras. Com a Unity é possível, também ao contrário das outras engines populares, desenvolver jogos tanto em 2D quanto em 3D.

Como fazer o Download da Unity

A game engine Unity possui quatro versões de distribuição, sendo elas a Personal, a Plus, a Pro e a Enterprise. Para os iniciantes, a versão mais indicada é a Personal, que é gratuita, e embora tenha algumas limitações, essa versão é mais do que o suficiente para o iniciante desenvolver seus primeiros jogos e até mesmo começar a lucrar com eles.

Unity Personal: Gratuita

A versão Personal da Unity é gratuita até o momento em que seus jogos faturarem um valor maior do que 100 mil dólares de receita anual, ou seja, é necessário já ter jogos de sucesso desenvolvidos para que se haja a necessidade de um upgrade para a versão Plus.

Quanto a diferença de recursos entre a Personal e as demais versões, não há nada que o iniciante deva se preocupar a princípio, entre elas, um maior número de players para jogos multiplayer, o acesso ao código fonte, suporte premium, certificados, e ferramentas de performance.

Unity Plus: 35 dólares mensais

Para desenvolvedores com receita anual entre 100 mil e 200 mil dólares, a partir daí é necessário o upgrade para a versão Pro. Também não possui o acesso ao código-fonte, nem ao suporte premium, e tem capacidade para jogos multiplayer com até 50 jogadores ao mesmo tempo.

Unity Pro: 125 dólares mensais

A partir da versão Pro, o desenvolvedor passa a não ter mais um limite de receita anual com seus jogos, possui acesso ao código-fonte da Unity para que possa customizá-lo e tem o acesso ao suporte premium. Jogos multiplayer feitos com o Unity Pro podem ter até 200 jogadores online ao mesmo tempo.

Unity Enterprise: Sem valor definido

Essa versão do Unity é uma versão customizada, e para contratá-la é necessário primeiro entrar em contato com a empresa. Com essa versão é possível customizar, por exemplo, o número de jogadores online em um jogo multiplayer, entre outras vantagens para empresas.

Como instalar a Unity 3D

Depois de fazer o download da sua versão do Unity 3d, os passos para a instalação são bem simples, basta seguir o passo a passo como em qualquer outro programa. Ao final você terá que criar uma conta e fazer login para começar a usar.

O que pode ser feito com a Unity?

A Unity é uma game engine que permite um fácil aprendizado, com uma interface bastante intuitiva e muitos scripts, assets e funções, todos muito bem organizados. O desenvolvedor terá também à disposição uma série de tutoriais da própria Unity para guiá-lo nos primeiros passos com a engine.

A comunidade da Unity é bem grande, e por isso qualquer dúvida que o designer de games possa ter em um trabalho, pode, provavelmente, ser resolvida com alguma facilidade. Existem muitos fóruns de discussão e documentação sobre Unity que podem ser encontrados com facilidade, além de uma enorme variedade de assets pagos e gratuitos na loja própria da engine, a Unity Asset Store, onde se tem acesso a:

  • Gráficos
  • Texturas
  • Animações
  • Sons
  • Trilhas sonoras

Isso além de outros tipos de material necessários ao desenvolvimento de uma game que, se você não puder fazer por si mesmo, poderá baixar ou comprar de terceiros. Assim, desenvolver seu jogo fica muito mais descomplicado ainda.

Com ela você poderá desenvolver jogos tanto em 2D quanto em 3D, e eles poderão ser rodados numa quantidade bem maior de plataformas do que em outras engines. E o número de plataformas disponíveis para exportação não é diferente em cada versão. Desde a versão gratuita é possível exportar para todas elas. Dentre elas estão:

  • Windows
  • Mac OS
  • Linux
  • Steam OS
  • Android
  • iOS
  • Windows Phone
  • Playstation 4
  • Playstation Vita
  • Xbox One
  • Wii U
  • Nintendo 3DS
  • Oculus Rift
  • Steam VR
  • Playstation VR

Jogos Desenvolvidos com Unity

Dentre os inúmeros jogos já criados utilizando a Unity, que são muito diferentes entre si, provando que a Unity é uma game engine bastante versátil, alguns deles são: Assassins Creed Identity, Pokémon GO, Super Mario Run, Fallout Shelter e Angry Birds 2.

Gostou dessa Game Engine? Então o que está esperando para baixar a Unity?

A Unity é uma ferramenta profissional para desenvolvedores de jogos, iniciantes ou experientes no ramo. Como toda game engine, ela proporciona uma forma muito mais rápida e fácil de desenvolver jogos, mas a Unity vai além, com uma interface intuitiva, recursos muito bem organizados, tutoriais do fabricante, loja de recursos própria e uma comunidade enorme. Além disso, desde a sua versão gratuita ela já possui quase todos os mesmos recursos, por isso é uma excelente escolha para o desenvolvedor iniciante que possa despender um pouco mais de tempo, mas terá resultados excelentes.

E então, escolheu a Unity como sua primeira game engine, ou já é um usuário dessa poderosa ferramenta? O que você gosta ou não gosta na Unity, e qual é aquele game inesquecível que você já jogou e foi feito na Unity? Estamos ansiosos para saber! Deixe nos comentários.

Faça uma aula gratuita do curso de Game Design

Compartilhe:

Não vá embora sem o seu desconto!

Cadastrando-se você ganha até 50% de desconto em todos os nossos treinamentos! Faça também uma aula experimental gratuita.

Levamos sua privacidade a sério. Suas informações não serão compartilhadas com outras pessoas.

//]]>